v. 2 n. 3 (2010): Mouro 3
Este terceiro número da Revista Mouro faz uma homenagem ao historiador Wilson do Nascimento Barbosa. Nascido no Rio de Janeiro em 1941, ele é antes de tudo poeta e lutador. Escreveu inúmeras poesias (em sua maioria ainda inéditas).
Sua formação inicial se deu no curso de História na antiga Universidade do Brasil. Ele também se graduou em Economia e Estatística na Universidade de Lund (Suécia), onde obteve seu doutorado em História Econômica. Trabalhou no Ministério dos Transportes do Governo da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO). Atualmente, é professor Titular de História Econômica na USP. Especializou-se em Economia Internacional e História Econômica e formou uma miríade de alunos em nível de graduação e de pós-graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH- USP).
Nesta edição publicamos um de seus textos acerca das formas de luta e uma poesia de sua lavra.
Trazemos ainda artigos internacionais escritos especialmente para Mouro pelo estudioso equatoriano Francisco Hidalgo e pelo professor da UNAM (México) Carlos Aguirre Rojas. Por fim, as ilustrações, resenhas e outros artigos tematizando criticamente os trinta anos do Partido dos Trabalhadores, o centenário da Revolução Mexicana e outros assuntos da história do marxismo fecham esta nova contribuição de uma nova revista marxista.
Mouro não aceita artigos para publicação. A revista é financiada exclusivamente pelas vendas e pelos editores (cujo trabalho é voluntário). Como não temos profissionais para análise de artigos enviados e emissão de pareceres, a comissão de redação estabelece os dossiês e convida os autores de acordo com o seu interesse. Mouro não mantém estoque (vide Vol. II de O Capital) de artigos. Atua just in time.