HEGEMONIA E DEMOCRACIA ENSAIO SOBRE O PT NO SEU TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO

Autores

  • Eduardo BELLANDI Bacharel em Filosofia pela USP e Membro do Núcleo de Estudos d’O Capital, São Paulo, Brasil

Resumo

A massa de trabalhadores industriais que se mostrara indiferente até aquele determinado momento, se não mesmo desconhecedora da luta armada contra a ditadura que até a pouco se travara; economicamente afetada pela crise energética que, por sua vez, levara a um aperto (aumento nos juros) monetário, no centro do sistema capitalista e que teve como consequência a majoração da dívida externa com que a ditadura militar sustentara o desenvolvimento econômico até então – fator amortecedor de qualquer espécie de descontentamento social - ocasionou as respectivas desvalorização da moeda, surto inflacionário e descontentamento social, levando às ruas os milhares de trabalhadores que iniciariam o movimento político destinado a pôr termo à ditadura militar.

Desse movimento surgiu o Partido dos Trabalhadores, que teve sua trajetória inscrita nesse modelo de redemocratização, limitada ao jogo eleitoral. Como partido de esquerda e representante de uma classe trabalhadora que aparecera como um sujeito político de existência concreta e efetiva, apenas muito recentemente; encontrava-se, desde seu nascimento, o PT, alijado das alternativas da luta de classes que se mostraram eficazes e efetivas – mesmo em nossa América Latina (como mostra o exemplo cubano) - na superação do Capitalismo.

Biografia do Autor

Eduardo BELLANDI , Bacharel em Filosofia pela USP e Membro do Núcleo de Estudos d’O Capital, São Paulo, Brasil

Bacharel em Filosofia pela USP e Membro do Núcleo de Estudos d’O Capital, São Paulo, Brasil

HEGEMONIA E DEMOCRACIA ENSAIO SOBRE O PT NO SEU TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO

Downloads

Publicado

02-04-2023

Como Citar

BELLANDI , E. HEGEMONIA E DEMOCRACIA ENSAIO SOBRE O PT NO SEU TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO. Revista Mouro, [S. l.], v. 2, n. 3, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/55. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Politica