SIMÓN BOLÍVAR POR KARL MARX
Resumo
Este pequeno texto de Marx, escrito sob forma de verbete no final dos anos 1850 para uma enciclopédia estadunidense, é extremamente interessante para ser lido em um contexto de 200 anos dos processos de independência latino-americanos, comemorados agora em 2010. O texto de Marx, em si, pode causar certo estranhamento para aqueles habituados a ver na figura de Simón Bolivar um mítico líder americano, comprometido com a emancipação nacional dos povos então sob o jugo das metrópoles europeias. Por conta disso, o pequeno texto vem acompanhado de dois outros providenciais, uma introdução do marxista argentino José Aricó e um prólogo assinado por Marcos Rosenmann e Sara Cuadrado, ambos da Universidade Complutense de Madrid. Esses textos nos servem para situar com a maior precisão possível o contexto político e intelectual no qual Marx escreveu seu verbete sobre o “Libertador”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .