CONFLITOS DOCENTES E ADMINISTRAÇÕES DEMOCRÁTICO-POPULARES: ESTUDO DA HISTÓRIA IMEDIATA DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (1993-2001)
Resumo
O fio condutor do artigo é o estudo da organização sindical dos trabalhadores do ensino da rede pública municipal de Belo Horizonte (MG), cidade que teve o Partido dos Trabalhadores (PT) como governo ou na base de sustentação da administração municipal durante os anos de 1993 a 2012. Mais especificamente, buscamos analisar e interpretar o que ocorreu no período inicial dessas administrações, que gozavam de bastante prestígio ente os trabalhadores da educação, mas viram-se confrontadas, entre 1993 e 2001, com a ocorrência de inúmeras greves organizadas pela subsede municipal do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE-MG), sendo que a mais longa dessas greves ocorreu entre agosto e setembro de 2001 e marcou a ruptura política dos trabalhadores em educação do município com o governo petista. O conflito, em certa medida, expôs e antecipou tendências que viriam a marcar o sindicalismo docente nacional no período dos governos federais capitaneados pelo PT, entre 2003 e 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .