CONFLITOS DOCENTES E ADMINISTRAÇÕES DEMOCRÁTICO-POPULARES: ESTUDO DA HISTÓRIA IMEDIATA DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (1993-2001)

Autores

  • Sebastião Carlos PEREIRA FILHO
  • Carlos BAUER

Resumo

O fio condutor do artigo é o estudo da organização sindical dos trabalhadores do ensino da rede pública municipal de Belo Horizonte (MG), cidade que teve o Partido dos Trabalhadores (PT) como governo ou na base de sustentação da administração municipal durante os anos de 1993 a 2012. Mais especificamente, buscamos analisar e interpretar o que ocorreu no período inicial dessas administrações, que gozavam de bastante prestígio ente os trabalhadores da educação, mas viram-se confrontadas, entre 1993 e 2001, com a ocorrência de inúmeras greves organizadas pela subsede municipal do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE-MG), sendo que a mais longa dessas greves ocorreu entre agosto e setembro de 2001 e marcou a ruptura política dos trabalhadores em educação do município com o governo petista. O conflito, em certa medida, expôs e antecipou tendências que viriam a marcar o sindicalismo docente nacional no período dos governos federais capitaneados pelo PT, entre 2003 e 2016.

Biografia do Autor

Sebastião Carlos PEREIRA FILHO

Mestre em Educação pelo PPGE, da Uninove, São Paulo, Brasil

Carlos BAUER

Doutor em História pela USP e Professor do Programa de Pós-Graduação em

Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, Brasil

CONFLITOS DOCENTES E ADMINISTRAÇÕES DEMOCRÁTICO-POPULARES: ESTUDO DA HISTÓRIA IMEDIATA DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (1993-2001)

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

PEREIRA FILHO , S. C.; BAUER, C. . CONFLITOS DOCENTES E ADMINISTRAÇÕES DEMOCRÁTICO-POPULARES: ESTUDO DA HISTÓRIA IMEDIATA DA ORGANIZAÇÃO SINDICAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE (1993-2001). Revista Mouro, [S. l.], v. 11, n. 14, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/79. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Novas formas de organização da esquerda