Nas linhas da história: Feministas socialistas e experiências de resistência

Autores

  • Karina OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS EFLCH-UNIFESP

Resumo

O presente artigo busca elucidar algumas linhas da história das mulheres, a partir de algumas trajetórias. Aqui, revisitamos experiências de resistência e construção coletiva, fundamentadas em perspectivas socialistas. Em um primeiro momento, discutiremos brevemente as transformações no campo da história que, a passos lentos, criam melhores condições para que se avance na compreensão da história das mulheres, depositadas em gavetas de arquivos. Na sequência, aproveitamos o centenário da Internacional Comunista, para recuperarmos duas trajetórias: Alexandra Kollontai (1872-1952) e Flora Tristán (1803-1844). O percurso deste texto se encerra com a experiência da Marcha Mundial das Mulheres no contexto brasileiro. Três sínteses distintas, de distintos contextos, caracterizadas pelo feminismo socialista internacionalista.

Biografia do Autor

Karina OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS, EFLCH-UNIFESP

Mestranda em História Social pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP) com financiamento FAPESP e militante da Marcha Mundial das Mulheres, São Paulo, Brasil

Alexandra Kollontai

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS, K. Nas linhas da história: Feministas socialistas e experiências de resistência. Revista Mouro, [S. l.], v. 11, n. 14, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/61. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)