HOMENAGEM (OU NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS QUE CAÍRAM EM NOSSAS TRINCHEIRAS OU QUE NELAS PERMANECEM)
Resumo
Vítima de um golpe parlamentar e midiático, no dia 31 de agosto de 2016 a Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher eleita enquanto chefe de Estado no Brasil, foi injustamente destituída de seu cargo. Naquele momento, o Senado se compunha pela bancada mais conservadora desde a Ditadura Militar, na qual se destacava o vínculo profundo de grande parte de seus membros com setores ruralistas, com o poder militar e com o fundamentalismo religioso.
Sob a liderança de Eduardo Cunha, que presidia a Câmara dos Deputados, a presidenta foi criminalizada a partir de um processo sem lastro e que não se fundamenta juridicamente. As ditas “pedaladas fiscais”, que já eram praticadas e autorizadas no campo econômico, no governo Dilma foi lido como “crime de responsabilidade”. A idoneidade de Cunha e a imparcialidade do Supremo Tribunal Federal na condução do caso são tão questionáveis que, dois meses depois, Cunha foi preso pela Operação Lava Jato.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .