HOMENAGEM (OU NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS QUE CAÍRAM EM NOSSAS TRINCHEIRAS OU QUE NELAS PERMANECEM)

Autores

  • Karina OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS EFLCH-UNIFESP

Resumo

Vítima de um golpe parlamentar e midiático, no dia 31 de agosto de 2016 a Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher eleita enquanto chefe de Estado no Brasil, foi injustamente destituída de seu cargo. Naquele momento, o Senado se compunha pela bancada mais conservadora desde a Ditadura Militar, na qual se destacava o vínculo profundo de grande parte de seus membros com setores ruralistas, com o poder militar e com o fundamentalismo religioso.

Sob a liderança de Eduardo Cunha, que presidia a Câmara dos Deputados, a presidenta foi criminalizada a partir de um processo sem lastro e que não se fundamenta juridicamente. As ditas “pedaladas fiscais”, que já eram praticadas e autorizadas no campo econômico, no governo Dilma foi lido como “crime de responsabilidade”. A idoneidade de Cunha e a imparcialidade do Supremo Tribunal Federal na condução do caso são tão questionáveis que, dois meses depois, Cunha foi preso pela Operação Lava Jato.

Biografia do Autor

Karina OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS , EFLCH-UNIFESP

Mestranda em História Social pela Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP) com financiamento FAPESP e militante da Marcha Mundial das Mulheres, São Paulo, Brasil

HOMENAGEM (OU NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS QUE CAÍRAM EM NOSSAS TRINCHEIRAS OU QUE NELAS PERMANECEM)

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

OLIVEIRA MORAIS DOS SANTOS , K. HOMENAGEM (OU NOTA DE SOLIDARIEDADE AOS QUE CAÍRAM EM NOSSAS TRINCHEIRAS OU QUE NELAS PERMANECEM) . Revista Mouro, [S. l.], v. 11, n. 14, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/71. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Memórias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)