“PERGUNTANDO CAMINHAMOS” NOTAS DE LEITURA SOBRE O LIVRO “MANDAR OBEDECENDO”: AS LIÇÕES POLÍTICAS DO NEOZAPATISMO MEXICANO, DE CARLOS ANTONIO AGUIRRE ROJAS
Resumo
“Olhemos em silêncio, aprendamos a ouvir, talvez depois, finalmente, sejamos capazes de compreender”, afirmou certa vez o célebre escritor José Saramago acerca das diversas lições que o movimento neozapatista lega diariamente à humanidade, desde seu levante armado em 1º de janeiro de 1994, no estado de Chiapas, o mais pobre de um México também pobre. A experiência neozapatista, fruto do encontro da sabedoria e resistência indígena com um pequeno grupo de ativistas formados no rico ambiente de renovação do marxismo e de toda a esquerda mexicana, resultante do movimento estudantil-popular mexicano atuante nas lutas de 1968, lançou um sopro de esperança e rejuvenescimento aos comprometidos com um mundo mais justo, partilhando exemplos e condutas práticas preciosas para todo o espectro de movimentos sociais antissistêmicos. Estas experiências são extraídas de sua busca por uma construção diária de um mundo novo e muy outro, não capitalista, constituído desde baixo e à esquerda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .