CAPITALISMO E PÓS-CAPITALISMO: O NOVO POR DENTRO DO VELHO

Autores

  • Sérgio DOMINGUES Sociólogo e servidor público federal

Palavras-chave:

Marxismo; Teoria do Valor, Economia Clássica, Marginalismo, Tecnologias da informação, Pós-capitalismo, Sujeito revolucionário, Economia compartilhada

Resumo

O texto abaixo apresenta notas de leitura do livroPós-Capitalismo: Um Guia para Nosso Futuro, de Paul Mason. O autor pretende demonstrar que, ao contrário do que defende a tradição marxista, já haveria formas pós-capitalistas em gestação por dentro do sistema do capital. O advento do socialismo não dependeria do controle do aparelho de dominação para se implantar. Em especial, ele defende que isso emergiu a partir do momento em que as tecnologias de informação ganharam peso relevante nos circuitos econômicos do capitalismo, uma vez que elas favorecem o surgimento de mecanismos incompatíveis com a economia de mercado, tais como trabalho e bens compartilhados, produtos não-proprietários e organizações cujas atividades funcionam em redes digitais cooperativadas. Essa lógica de funcionamento, no entanto, somente seria apreendida em sua complexidade por meio da Lei do Valor defendida por Marx em sua obra. A economia política clássica seria incapaz de explicar as transformações em andamento, pois elas pressupõem mercadorias não passíveis de serem precificadas. Mason também questiona a capacidade atual do “proletariado” em protagonizar processos revolucionários, conferindo tal papel a “cada indivíduo sobre a terra” ou à “humanidade em rede”.

Biografia do Autor

Sérgio DOMINGUES, Sociólogo e servidor público federal

Sociólogo e servidor público federal, Brasil

Kondratiev – Ciro Saurius, Ponta seca sobre Alumínio

Downloads

Publicado

24-05-2022

Como Citar

DOMINGUES, S. CAPITALISMO E PÓS-CAPITALISMO: O NOVO POR DENTRO DO VELHO. Revista Mouro, [S. l.], v. 12, n. 15, 2022. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/8. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTAS DE LEITURA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)