PAULO FREIRE E A GUERRA FRIA
Resumo
O livro Paulo Freire and the Cold War Politics of Literacy [Paulo Freire e as políticas de alfabetização da Guerra Fria], do historiador estadunidense Andrew J. Kirkendall, foi publicado em 2010 pela editora da Universidade da Carolina do Norte. Resultado de uma pesquisa de 7 anos, o autor percorreu arquivos de seis países (Brasil, Chile, Nicarágua, França, Estados Unidos e Suíça), reconstruindo a trajetória de Paulo Freire em cada contexto político por onde passou, entre 1960 até a sua morte, em 1997. Não se trata propriamente de um trabalho biográfico. Como sinalizado no título, o objetivo da obra foi analisar os nexos entre políticas de alfabetização e Guerra Fria, documentando como as práticas pedagógicas de Paulo Freire foram acolhidas, impulsionadas, instrumentalizadas ou rechaçadas em diferentes situações, interagindo com variados terrenos socio-ideológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .