CULTURA E SENSO COMUM EM ANTONIO GRAMSCI
Resumo
Esboçam-se alguns paralelos entre o conceito de cultura no jovem Gramsci e o posterior desenvolvimento do conceito de senso comum nos Cadernos do cárcere, especialmente no início de sua elaboração, ou seja, no primeiro caderno. Identificou-se no problema da “consciência unitária” do artigo “Socialismo e cultura”, publicado em 1916, um tratamento dialético de política e cultura, que em seus desdobramentos, supõe-se, fará Gramsci repensar o lugar tradicional que o pensamento e a cultura popular têm na política, o que, por sua vez, significará a crescente teorização do conceito de senso comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .