A CONSAGRAÇÃO DA HERESIA: TENTATIVA DE SÓCIO ANÁLISE DE UM MICROCOSMO
Resumo
Todos nós já sentimos certa alegria ao encontrar um rosto conhecido no meio de uma multidão sem rosto; ou vários rostos conhecidos no meio de um grupo estranho.
Há muitas ocasiões em que esse conforto pode nos ocorrer. Na faculdade, descobrimos alguém que estudou no mesmo colégio; ou quando, em qualquer lugar, encontramos pessoas com o mesmo repertório musical, artístico, intelectual, político. Quanta felicidade quando se começa um poema e um indivíduo entre os presentes o continua – dando prova de uma comunidade espiritual, que em geral tomamos como superior. Predileções esportivas em comum, por exemplo: como conter aquela surpresa que emerge num “você também!”, o mesmo se observando quando nossos pais têm profissões idênticas, ou pertenceram ao mesmo movimento político. Hobbies, prazeres, dificuldades: uma vez descobertos em comum são capazes de se tornar poderosas forças de atração. Tanto mais fortes, por sinal, se o elemento em questão, digamos um gosto qualquer, for tomado como uma raridade, o que nos faz caprichar nas tintas de nossa idiossincrasia. Somos todos, a propósitos distintos, engolfados nesse fenômeno. Será que nos damos conta, para além da mágica da ‘coincidência’, das propriedades sociais que estão em jogo nessas ‘afinidades eletivas’?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .