GUNGUNHANA EM DOIS TEMPOS
Resumo
Na segunda metade do século XIX, o continente africano foi palco de disputas territoriais por parte das potências europeias. Portugal, ainda que não se destacasse economicamente no contexto europeu, entrou no páreo. Alegando direitos históricos, reivindicava a extensão territorial compreendida entre o litoral angolano (costa oeste, no Atlântico) e o litoral moçambicano (costa leste, no Índico).
Em 1884, foi organizada a conferência de Berlim, com o intuito de definir como seria feita a partilha da África. Portugal exibiu suas pretensões em um mapa que ficou conhecido como “mapa cor-de-rosa”: as terras desejadas foram assinaladas com esta cor. Entre Angola e Moçam bique estava uma zona que, segundo especulações, era rica em minérios e possivelmente em diamantes. Era mais que o suficiente para despertar o interesse inglês. Tendo diante de si o mais forte dos concorrentes, o país mais poderoso do mundo, os portugueses tiveram seus planos frustrados: conseguiram oficializar a posse de Angola e Moçambique, contudo o interior (futuramente, a Rodésia do Norte e a Rodésia do Sul) foi ganho da Inglaterra. Essa deliberação seria a catástrofe para Portugal. O mapa cor-de-rosa era a essência dos seus planos em África.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .