O DEBATE SOBRE A TEORIA MARXIANA DO VALOR ENTRE WERNER SOMBART E FRIEDRICH ENGELS

Autores

  • Luiz Eduardo Simões de SOUZA (Universisdade Federal do Maranhão
  • Felipe COTRIM Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,

Palavras-chave:

Capitalismo, Friedrich Engels, Karl Marx, Teoria marxiana do valor, Werner Sombart

Resumo

As presentes notas examinam o debate sobre a teoria marxiana do valor entre Werner Sombart e Friedrich Engels, por correspondência, motivado a partir do ensaio crítico de Sombart sobre o Livro 3 de O capital (1894), de Karl Marx, que foi organizado e editado por Engels. Nesse debate é possível identificar, tanto na réplica de Engels (o que o leva a escrever um apêndice ao Livro 3) quanto nos questionamentos de Sombart, a existência de um diálogo entre as perspectivas dos dois intelectuais sobre a teoria do valor de Marx. Assim, essas notas apresentam breves esboços biográficos de Sombart e Engels, contextualizam e comentam o debate teórico público e a correspondência entre ambos sobre a teoria econômica e social marxiana.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Simões de SOUZA, (Universisdade Federal do Maranhão

Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Doutor e Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP)

Felipe COTRIM, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, (PPGHE-FFLCH-USP), 2017, Bolsista CAPES (2018).

Werner Sombart – Ciro Saurius, Gravura, ponta seca

Downloads

Publicado

24-05-2022

Como Citar

SOUZA, L. E. S. de; COTRIM, F. O DEBATE SOBRE A TEORIA MARXIANA DO VALOR ENTRE WERNER SOMBART E FRIEDRICH ENGELS. Revista Mouro, [S. l.], v. 12, n. 15, 2022. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/9. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

MARXISMO