RELIGIÃO, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Autores

  • Giovanni SEMERARO UFF

Resumo

Devem convir comigo que o tema desafiador e de grande atualidade que me foi proposto nesta conferência é praticamente impossível de ser devidamente tratado em 40 minutos. Vou me limitar, portanto, a focalizar alguns aspectos e mesmo assim com recortes que espero não sejam redutivos. Contrariamente ao lugar comum que considera a religião assunto que não se discute, opção de foro íntimo e de caráter estritamente pessoal, ela exerce papel significativo na formação do senso comum (GRAMSCI, Q 11, §13, pp.1396-7) e tem desempenhado uma função inegável na história da humanidade e na organização da sociedade. Por isso, ainda que seja terreno complexo e polêmico, não se pode negligenciar ou menosprezar essa realidade. Tanto mais, agora, quando a religião reemerge em um mundo convulsionado por crises profundas, corroído pelo descrédito nas instituições políticas e em busca como nunca de amparo em verdades confortáveis e de uma comunidade de pertencimento.

Biografia do Autor

Giovanni SEMERARO , UFF

Professor titular de Filosofia da Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisador do CNPq e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofía, Política e Educação (NUFIPE), Rio de Janeiro, Brasil

RELIGIÃO, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

SEMERARO , G. RELIGIÃO, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL . Revista Mouro, [S. l.], v. 11, n. 14, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/77. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

CONFERÊNCIA