RELIGIÃO, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL
Resumo
Devem convir comigo que o tema desafiador e de grande atualidade que me foi proposto nesta conferência é praticamente impossível de ser devidamente tratado em 40 minutos. Vou me limitar, portanto, a focalizar alguns aspectos e mesmo assim com recortes que espero não sejam redutivos. Contrariamente ao lugar comum que considera a religião assunto que não se discute, opção de foro íntimo e de caráter estritamente pessoal, ela exerce papel significativo na formação do senso comum (GRAMSCI, Q 11, §13, pp.1396-7) e tem desempenhado uma função inegável na história da humanidade e na organização da sociedade. Por isso, ainda que seja terreno complexo e polêmico, não se pode negligenciar ou menosprezar essa realidade. Tanto mais, agora, quando a religião reemerge em um mundo convulsionado por crises profundas, corroído pelo descrédito nas instituições políticas e em busca como nunca de amparo em verdades confortáveis e de uma comunidade de pertencimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .