CONTRIBUIÇÕES FRANKFURTIANAS NO QUADRO POLÍTICO BRASILEIRO: RECEPÇÃO, ATUALIDADE, (IM)PERTINÊNCIAS

Autores

  • Luciana DADICO EACH-USP

Resumo

Este artigo busca sistematizar algumas das contribuições de autores da chamada Teorica Crítica da Sociedade para a discussão política atual. O texto organiza-se em torno de quatro eixos: 1) uma visão das articulações entre ideologia, estrutura socioeconômica e aspectos da personalidade/caráter – apontando e justificando, em uma visão interdisciplinar e com a contribuição da Psicologia, a tendência para o fascismo latente nas sociedades contemporâneas; 2) como uma leitura que contrapõe teoria crítica e teoria da ação, constituiu-se fator para uma recepção particular da Teoria Crítica da Sociedade no Brasil, na segunda metade do século XX; 3) apresentação de estudos críticos sobre as mediações tecnológicas da experiência, tendo em vista os aspectos políticos, sociais, culturais e psicológicos afetados pela difusão dos meios de comunicação de massa e/ou digitais; 4) exposição dos movimentos das gerações mais recentes de autores teórico-críticos, com foco em algumas das principais polêmicas que fundamentam os trabalhos de Habermas, Honneth e de feministas como Nancy Fraser, Judith Butler e Seyla Benhabib.

Biografia do Autor

Luciana DADICO, EACH-USP

Psicóloga, professora credenciada de pós-graduação do Programa de Estudos Culturais da EACH-USP e membro do Núcleo de Estudos d’O Capital (NEC-PT/SP), Mato Grosso, Brasil

CONTRIBUIÇÕES FRANKFURTIANAS NO QUADRO POLÍTICO BRASILEIRO: RECEPÇÃO, ATUALIDADE, (IM)PERTINÊNCIAS

Downloads

Publicado

02-05-2023

Como Citar

DADICO, L. CONTRIBUIÇÕES FRANKFURTIANAS NO QUADRO POLÍTICO BRASILEIRO: RECEPÇÃO, ATUALIDADE, (IM)PERTINÊNCIAS. Revista Mouro, [S. l.], v. 11, n. 14, 2023. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/74. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

NOTAS DE LEITURA