60 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA E 50 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA: REVOLUÇÃO E LIBERTAÇÃO NACIONAL

Autores

  • José Rodrigues MÁO JR. Instituto Federal de Ensino Superior de Cubatão

Resumo

Em 2009 completam-se cinco décadas do triunfo da Revolução Cubana e seis da Revolução Chinesa. Para o historiador, este distanciamento temporal de cerca de meio século do triunfo destes movimentos nos permite realizar reflexões mais completas.

Embora estas duas Revoluções tenham ocorrido em sociedades completamente distintas e em diferentes continentes. Indiscutivelmente estes dois processos revolucionários inscreveram-se dentro de um movimento revolucionário mais amplo, marcado pela resistência dos povos oprimidos da Ásia, África e América Latina diante do Imperialismo, e tiveram como guia e inspiração, a grande Revolução Russa de Outubro de 1917.

 O gigantesco Império Russo do tempo dos Czares não era apenas um Estado multinacional situado em dois continentes (Europa e Ásia): era também uma sociedade dual, onde “ilhas” de rápida modernização industrial conviviam com um vasto, atrasado e subdesenvolvido interior agrário. Surpreendentemente ainda no início século XX, a frágil estabilidade política do Império era garantida por um regime com claras características absolutistas.

Biografia do Autor

José Rodrigues MÁO JR., Instituto Federal de Ensino Superior de Cubatão

Doutor em História (USP) e professor do Instituto Federal
de Ensino Superior de Cubatão, São Paulo, Brasil

60 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA E 50 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA: REVOLUÇÃO E LIBERTAÇÃO NACIONAL

Downloads

Publicado

13-01-2010

Como Citar

MÁO JR., J. R. . 60 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA E 50 ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA: REVOLUÇÃO E LIBERTAÇÃO NACIONAL. Revista Mouro, [S. l.], v. 1, n. 2, 2010. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/36. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ