Chamamento ao Povo Brasileiro e Outros Escritos. SAFATLE, Vladimir (Org). São Paulo: Ubu, 2019
Resumo
“Todo trabalho histórico decompõe o tempo passado, escolhe entre suas realidades cronológicas, de acordo com preferências exclusivas mais ou menos conscientes” (BRAUDEL, 2014, p. 44). Essa premissa enunciada por Fernand Braudel é essencial para se entender as limitações da reconstrução de uma narrativa histórica de um evento e/ou personagem. Essas insuficiências são devidas ao recorte cronológico, temático e metodológico que pelo qual o historiador opta, orientado pela sua percepção de totalidade do tema.
Tendo em mente esse prisma analítico, Vladimir Safatle selecionou alguns textos de Carlos Marighella para compor o livro “Chamamento Ao Povo Brasileiro e Outros Escritos” (SAFATLE [Org], 2019). Essa escolha demonstra, seguindo o pensamento de Braudel, qual é a concepção a respeito do militante comunista exposta na obra. A pergunta que resta, portanto, é: quais são os traços destacados por Safatle e por quais motivos o pensador os enfatizam?
Referências
BOURDIEU, Pierre. A Ilusão Biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.
BRAUDEL, Fernand. Escritos Sobre a História. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
MAGALHÃES, Mário. Marighella: O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MARIGHELLA, Carlos. Mini manual do Guerrilheiro Urbano. São Paulo: 1969.
MARIGHELLA, Carlos. Por que Resisti à Prisão? Rio de Janeiro: Brasiliense, 1994.
NOVA, Cristiane; NÓVOA, Jorge. Carlos Marighella: O Homem Por Trás do Mito. São Paulo: Unesp, 1999.
RIDENTI, Marcelo. O Fantasma da Revolução Brasileira. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Mouro concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem a Revista Mouro o direito de publicação.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta publicação (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação na Revista Mouro.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado .