Chamamento ao Povo Brasileiro e Outros Escritos. SAFATLE, Vladimir (Org). São Paulo: Ubu, 2019

Autores

  • Renan Somogyi Rodrigues da Silva Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

“Todo trabalho histórico decompõe o tempo passado, escolhe entre suas realidades cronológicas, de acordo com preferências exclusivas mais ou menos conscientes” (BRAUDEL, 2014, p. 44). Essa premissa enunciada por Fernand Braudel é essencial para se entender as limitações da reconstrução de uma narrativa histórica de um evento e/ou personagem. Essas insuficiências são devidas ao recorte cronológico, temático e metodológico que pelo qual o historiador opta, orientado pela sua percepção de totalidade do tema. 

Tendo em mente esse prisma analítico, Vladimir Safatle selecionou alguns textos de Carlos Marighella para compor o livro “Chamamento Ao Povo Brasileiro e Outros Escritos” (SAFATLE [Org], 2019). Essa escolha demonstra, seguindo o pensamento de Braudel, qual é a concepção a respeito do militante comunista exposta na obra. A pergunta que resta, portanto, é: quais são os traços destacados por Safatle e por quais motivos o pensador os enfatizam? 

Biografia do Autor

Renan Somogyi Rodrigues da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Mestrando em História Social na Universidade de São Paulo (USP)

Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: pcb e revolução brasileira.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A Ilusão Biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes. Usos e Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

BRAUDEL, Fernand. Escritos Sobre a História. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

MAGALHÃES, Mário. Marighella: O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MARIGHELLA, Carlos. Mini manual do Guerrilheiro Urbano. São Paulo: 1969.

MARIGHELLA, Carlos. Por que Resisti à Prisão? Rio de Janeiro: Brasiliense, 1994.

NOVA, Cristiane; NÓVOA, Jorge. Carlos Marighella: O Homem Por Trás do Mito. São Paulo: Unesp, 1999.

RIDENTI, Marcelo. O Fantasma da Revolução Brasileira. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2010.

Chamamento ao Povo Brasileiro e Outros Escritos.

Downloads

Publicado

16-11-2022

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, R. S. Chamamento ao Povo Brasileiro e Outros Escritos. SAFATLE, Vladimir (Org). São Paulo: Ubu, 2019. Revista Mouro, [S. l.], v. 12, n. 15, 2022. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/22. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas