UM OLHAR SOBRE O HOMEM NOVO NO CONTEXTO ANGOLANO

Autores

  • António Miguel ANDRÉ (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Luanda
  • Marciele Nazaré COELHO (Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais/Luanda

Palavras-chave:

Educação, Homem Novo, Identidade, Diversidade cultural

Resumo

O presente artigo tem como foco de análise a construção do Homem Novo no contexto angolano, a partir da construção identitária do ser angolano. Objetiva-se compreender os processos diversos de construção da identidade do Homem Novo. No contexto específico, compreender as transformações sociais, culturais e identitárias angolanas e seus reflexos na constituição do novo sujeito social a partir do novo olhar educativo. Metodologicamente, busca-se, a partir da pesquisa bibliográfica, apresentar a orientação política que norteia este percurso da formação de um cidadão angolano para enfrentar os desafios do desenvolvimento do país. Como resultados aponta-se a diversidade na construção do Homem Novo, a partir do contexto educativo que se pautava por uma visão inicialmente marxista, e tendo em conta a realidade da população após a independência, formar um novo homem, constitua este o caminho certo.

Biografia do Autor

António Miguel ANDRÉ, (Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Luanda

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Investigador Coordenador e Diretor do Centro de Investigação Multidisciplinar Doutor Augusto Eduardo Kambwa do Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (ISCED/Luanda – Angola), Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola.

Marciele Nazaré COELHO, (Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais/Luanda

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Professora Associada e Pesquisadora do Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS/Luanda-Angola)

O Homem velho – Ciro Saurius, Gravura em ponta seca e água forte sobre Inox

Downloads

Publicado

24-05-2022

Como Citar

ANDRÉ, A. M.; COELHO, M. N. UM OLHAR SOBRE O HOMEM NOVO NO CONTEXTO ANGOLANO. Revista Mouro, [S. l.], v. 12, n. 15, 2022. Disponível em: https://revista.mouro.com.br/index.php/Revista_Mouro/article/view/14. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

CONFERÊNCIA